O ESSENCIAL DA TUA ROTINA FACIAL EM 5 PASSOS

Pessoalmente, sou muito preguiçosa para seguir as rotinas de beleza em pleno. Há sempre um ou outro produto que acabo por saltar porque,...


Pessoalmente, sou muito preguiçosa para seguir as rotinas de beleza em pleno. Há sempre um ou outro produto que acabo por saltar porque, pura e simplesmente, fico com preguiça. Mas há que ter em conta que todos os produtos que usamos na nossa rotina são importantes, cada um na sua medida. Nem todas temos de usar os mesmos produtos nem precisamos de usar tudo o que exige uma rotina de pele. Por exemplo, um sérum pode ser dispensável dependendo do tipo de pele e dos cuidados que a mesma necessite, assim como os óleos faciais, por exemplo.
Dessa forma, o primeiro passo é tentar perceber o nosso tipo de pele e que cuidados ela precisa. A partir daí criamos a nossa rotina de pele. Caso ainda tenham dúvidas acerca do vosso tipo de pele, podem fazer este teste da Nívea que vos vai ajudar nesse sentido. Depois disso, devem olhar de perto para a vossa pele e tentar perceber se, para além dos cuidados para o vosso tipo de pele, ainda necessitariam de algo mais. Por exemplo, no meu caso eu tenho pele mista, ou seja, tanto tenho zonas oleosas como secas. Contudo, a minha pele também tende a ser um pouco sensível, desidratada, com vermelhidão e ainda tenho algumas manchas de acne. Assim, para além de pele mista, tenho também todos estes problemas, pelo que toda a minha rotina tem de preencher os requisitos básicos para combatê-los. Podia hoje partilhar convosco os produtos que fazem parte da minha rotina actual, no entanto não foi isso que me trouxe aqui hoje, mas sim tentar explicar-vos os passos essenciais de uma rotina de pele, que tipo de produtos usar para cada situação e ainda a ordem correcta para aplicá-los. Este artigo é escrito com base na minha experiência pessoal e também com alguma pesquisa que fiz em torno do tema.

O 1º passo de uma rotina de pele é a limpeza. Seja de manhã ou à noite, a pele deve ser limpa de igual forma. Na rotina matinal não é necessário haver tanto rigor na limpeza e por isso podem optar por usar apenas um gel de limpeza sem enxaguar ou um leite de limpeza. Há noite, aí sim devem fazer uma limpeza mais profunda, com vários passos: desmaquilhar, lavar com um gel/espuma e finalizar com um leite de limpeza, por exemplo. Pelo menos, estes são os passos que eu tento fazer todos os dias. No que toca a produtos de limpeza, não há muito por onde escolher. Basta usarem aqueles que sejam indicados para o vosso tipo de pele. Desde creme, gel, óleo, leite, mousse, tudo vale contra as impurezas! E lembrem-se, não são só as mulheres que se maquilham que precisam de limpar o rosto. Ao longo do dia, a nossa pele encontra-se exposta a poeiras, transpiração, etc., pelo que é importante lavar e limpar o rosto mesmo que não usemos maquilhagem.


--

O 2º passo é tonificar. Ainda há muita gente que prescinde a utilização do tónico mas sabiam que este produto pode fazer maravilhas pela vossa pele? O tónico, para além complementar a limpeza e equilibrar o ph da vossa pele, pode também ser usado como tratamento para outros problemas (aqueles que mencionei mais acima). Se têm pele oleosa e com poros muito visíveis, devem usar um tónico mais adstringente. Já se têm a pele mais seca, devem usar um tónico mais emoliente. Se têm manchas, por exemplo, procurem um tónico com ácido glicólico. E assim por diante. Se têm interesse por este assunto, digam-me nos comentários se gostavam de ver um artigo especificamente sobre tónicos.
L'Oréal Tónico Suave / Biotherm Tónico Biosource / NUXE Tónico Aroma Perfection / Ziaja Purifying Toner / Avène Cleanance MAT / Clinique Step 4 Clarifying Lotion
--

O 3º passo na rotina é usar um sérum. É aqui que as rotinas podem variar um pouco. Nem sempre é necessário usar um sérum e um hidratante. De forma geral, os séruns ajudam a potencializar os efeitos do creme hidratante e actuam numa camada mais profunda da pele, aquela a que o creme hidratante só por si não chega. Se a vossa pele é seca, devem usar um sérum bem hidrante que vai ajudar a manter a vossa pele mais saudável a partir do interior. Já se têm pele oleosa, um sérum só por si pode fazer um excelente trabalho e podem inclusive dispensar o hidratante, uma vez que a pele muito oleosa tende a ficar com aspecto pesado se forem usados demasiados produtos. Ou então, usam apenas o creme hidratante, tudo depende daquilo que procuram. No caso das peles normais e mistas, o sérum pode ser uma ajuda na correcção de outros pequenos problemas que já mencionei anteriormente. Aliás, os séruns servem maioritariamente para isso, ajudar a "corrigir" outros problemas de pele. Mas podem ler tudo sobre séruns num artigo que escrevi aqui no blog.

Bioderma Sébium Pore Refiner / Caudalíe Vinoperfect Serum / Murad Soothing Serum / Bioderma Hydrabio Serum / Vichy Liftactiv Serum10
--

O 4º passo é usar um creme de olhos. Sim, porque os olhos precisam de uma hidratação diferente e mais leve do resto do rosto. Alguma vez notaram umas bolinhas brancas por baixo dos olhos, na zona das olheiras? Isso acontece porque, certamente, usam o mesmo creme do rosto nos olhos e esse creme é demasiado pesado para essa zona, que é mais fina e não requer a mesma hidratação. Dessa forma, devem apostar num creme específico para a zona ocular e com as especificidades que pretendem (anti-rugas, hidratante, iluminador, anti-papos, etc.).

L'Oréal Age Perfect / Vichy Idéalia / Caudalíe Lifting Balm / Darphin Ideal Resource / Dermedic Hydrain Hialuro / NUXE Nuxuriance Ultra / Mary Kay Timewise / Avène Soothing Eye Cream
--

O 5º e último passo é usar o creme hidratante. A escolha do creme é muito importante. O creme deve ser sempre específico para o vosso tipo de pele (seco, misto ou oleoso). Se sofrem de outro problema com a vossa pele, como manchas, vermelhidão, rugas, pele desidratada, etc., devem usar o sérum para ajudar nesse sentido. O creme hidratante deve ser apenas indicado para o vosso tipo de pele. Claro que já existe no mercado imensa oferta e hoje em dia já encontram cremes para pele seca e com vermelhidão, por exemplo, ou para pele oleosa e com manchas, mas de forma geral há poucos que realmente actuem a todos esses níveis, pelo que o sérum é a vossa melhor opção caso queiram tratar um problema mais específico. Não esquecendo que devem aplicar creme de manhã, seguido do protector solar, e também à noite. 
Bioderma Sébium Mat / La Roche-Posay Effaclar MAT / Caudalíe Vinosource / NUXE Crème Prodigieuse / Vichy Butrilogie 1 / Bioderma Hydrabio Riche
--

É claro que depois podem sempre complementar a rotina com máscaras faciais, esfoliantes, águas calmantes e hidratantes... E aconselho-vos vivamente a fazê-lo! As máscaras faciais, quando utilizadas 2 a 3 vezes por semana, podem fazer toda a diferença no cuidado da pele. Também já vos falei sobre isso aqui no Blog e mostrei-vos as minhas favoritas, por isso caso queiram saber mais sobre os benefícios das máscaras faciais e como usá-las, basta lerem esse artigo
Os produtos apresentados ao longo deste artigo, tratam-se apenas de algumas sugestões dentro de cada uma das categorias. Alguns deles são produtos que uso e gosto muito, mas não posso garantir que resultam em todas as pessoas, de igual forma. No que toca aos cuidados de pele, o melhor mesmo é ir testado e descobrindo aquilo que realmente funciona connosco. A minha pele mista pode ser diferente da vossa pele mista. E tenho a certeza que os produtos que eu utilizo podem ter reacções diferentes num tipo de pele igual ao meu. Temos de aprender a descobrir o que a nossa pele mais gosta e com o que se sente confortável. 

2 comentários

  1. Também sou bastante preguiçosa no que diz respeito à rotina de limpeza do rosto, mas como tenho tendência a ter acne, preocupo-me com os produtos que devo utilizar. Estou também curiosa com a água micelar em óleo, mas tenho medo que torne a minha pele ainda mais oleosa.
    Gostei bastante do post :)

    Visita-me ❤ http://thefreedomgirl.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Sem dúvida que faz a diferença ter uma rotina de cuidados! eu novo imenso se falho algum dia, gostei das tua escolhas tenho curiosidade com a marca green pharmacy,
    Beijinhos
    Beleza De Mulher e Mãe
    Facebook
    Instagram

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.