CHEAP TUESDAY | ÓLEO DE COCO - DICAS E BENEFÍCIOS

Ultimamente, muito se tem ouvido falar do óleo de coco e das suas maravilhas no que toca aos cuidados da pele e cabelo. Muitas pessoas já ...

Ultimamente, muito se tem ouvido falar do óleo de coco e das suas maravilhas no que toca aos cuidados da pele e cabelo. Muitas pessoas já adoptaram o óleo de coco como parte da sua rotina diária e usam-no para as mais variadas coisas. Originalmente, o óleo de coco virgem (aquele cuja primeira pressão é feita a frio a partir da polpa de coco não refinada) é para ser usado na cozinha e tem variadas utilizações. Mas hoje quero falar-vos da sua utilização nos cuidados de beleza. Sim, o óleo de coco pode ser utilizado de várias formas, e uma delas é nos cuidados da pele e cabelo. Eu própria já o utilizo para muitas coisas e hoje quero partilhar convosco a utilização que dou ao óleo de coco.


Possivelmente, devem estar a pensar no facto do óleo de coco virgem ser um bocadinho caro e eu estar a referenciá-lo num artigo da Cheap Tuesday. Se estão a pensar nisso, têm toda a razão. Contudo, apesar deste óleo ser um tanto dispendioso, acaba por ser um produto bastante rentável e que pode, inclusive, substituir alguns produtos que usam regularmente. Sendo assim, acabam por poupar nos vossos produtos de beleza.
Eu uso o óleo de coco para as mais variadas coisas nas minhas rotinas de pele e cabelo. Cada vez mais tenho aprendido a usar o óleo de coco e descubro sempre mais uma forma espectacular de lhe dar uso.

Hidratação do Cabelo - Dizem que o óleo de coco é muito bom para combater a caspa. Nunca experimentei, até porque não tenho caspa, mas parece-me demasiado arriscado aplicar óleo na raiz do cabelo, principalmente em cabelos oleosos. Pessoalmente, costumo utilizá-lo no comprimento do cabelo. Como sabem, tenho cabelo misto e portanto as minhas pontas são extremamente secas e necessitam de uma hidratação profunda. Uma vez por mês, faço uma máscara com óleo de coco. (Valeu, Andreia Louro!) Aplico em todo o comprimento de cabelo e deixo actuar cerca de 1 hora. Depois lavo o cabelo como habitualmente e aplico um condicionador. Faço este tratamento apenas 1 vez por mês porque acho que o cabelo fica um tanto pesado. No entanto, se vejo que o meu cabelo precisa de uma hidratação extra, o que eu faço é juntar uma colher de chá deste óleo à minha máscara de cabelo normal e já consigo obter uma melhor hidratação.

Pele desidratada - Apesar da minha pele ser mista, tende a desidratar muito facilmente. Por esse motivo, muitas vezes utilizo o Óleo Nutritivo de Noite da Vinosource da Caudalíe que resulta muito bem. No entanto, é um óleo dispendioso e como andamos sempre à procura de soluções mais económicas, por vezes uso o óleo de coco ao invés do da Caudalíe. Faz o mesmo efeito (ou melhor). O que eu faço é aplicá-lo antes de me deitar, por vezes sem mais nada, e deixo que a pele o absorva durante a noite. Faz realmente milagres! Atenção às peles demasiado oleosas.

Hidratação de Rosto - Se a vossa pele está apenas seca e o vosso creme hidratante não está a resultar como o esperado, experimentar acrescentar um bocadinho de óleo de coco ao vosso creme de noite. Vão sentir a pele muito mais macia e saudável. Esta é uma dica que uso regularmente.

Desmaquilhar olhos e lábios - Sim, podem já começar a substituir o vosso desmaquilhante por este óleo. O óleo de coco derrete por completo a maquilhagem e é fantástico em maquilhagem à prova de água. Sabem aquela máscara de pestanas que teima em não sair ou aquele batom liquido que agarrou aos lábios e não sai por nada? Experimentem remover com óleo de coco! Como é um óleo, não vai agredir a pele e vai limpá-la de qualquer vestígio de maquilhagem de uma forma muito suave e acaba por promover uma certa hidratação. Meninas com pele oleosa, não usem no rosto, pois pode favorecer o aparecimento de mais oleosidade! Descobri esta dica no canal da Raquel (RachelTalksStuff) e fiquei completamente rendida!



Pés macios - Não sei como é convosco, mas eu tenho os pés sempre muito secos. Ando sempre em busca de um creme de pés que seja bastante hidratante e geralmente uso cremes gordos, pois são os que melhor resultam comigo. Contudo, tenho-os trocado pelo óleo de coco. Se hidratar os pés de manhã, uso um creme normal. Mas à noite, uso sempre o óleo de coco. Aplico-o nos pés, faço uma pequena massagem para a pele o absorver melhor e calço umas meias de hidratação (eu uso umas da Primark). Acordo sempre com os pés macios! Se têm muitas calosidades no calcanhar, só por si o óleo não fará muita diferença, necessitam de ter cuidados extra.

Antifúngico - Já que estamos a falar em pés, quero partilhar convosco uma experiência muito positiva que eu tive com o óleo de coco. Quando era criança, apanhei pé de atleta na piscina. Geralmente, dizem que quem tem pé de atleta uma vez, acaba por ficar sempre com o "bichinho", que se pode vir a manifestar na idade adulta. Pois bem, aconteceu comigo, e há uns meses atrás estive com uma "crise" de pé de atleta. Experimentei tudo o que havia de cremes antifúngicos na farmácia, cheguei a tomar antibiótico e, apesar de fazer efeito no momento, a coisa voltava sempre atrás. Lembrei-me que o óleo de coco é conhecido pelas suas propriedades anti-bacterianas e antifúngicas. Experimentei usá-lo e de facto, após 3 meses de "coceira", foi a única coisa que resultou comigo. Uma coisa tão básica como óleo de coco! Se têm algum problema deste género, experimentem usar este óleo. Vão surpreender-se!

Estas são apenas algumas das utilizações do óleo de coco nos cuidados de beleza e, como vêem, pode ser um bom substituto a alguns dos vossos produtos. Podem também usá-lo nas cutículas para ajudar a amolecê-las e deixar as unhas hidratadas, ajuda também na redução das manchinhas escuras provocadas pelo sol, é fantástico para combater o acne, óptimo para pessoas com psoríase ou eczema, é um poderoso anti-oxidante e promove o rejuvenescimento da pele reduzindo as rugas, e claro, traz muitos outros benefícios ao nosso organismo quando consumido, mas isso seria tema para outro post.
Agora, fica aqui uma dica muito importante. Na hora de comprarem um óleo de coco, tenham atenção ao que estão a comprar. Ele traz todos este benefícios e utilidades por ser virgem e orgânico. Comprem sempre aquele que diz na embalagem "Primeira pressão a frio a partir da polpa do coco não refinada" ou qualquer coisa do género. Outros óleos do género podem ser modificados e já não serão tão benéficos como o óleo virgem. Eu costumo comprar o meu óleo de coco no Celeiro. Compro o da marca Vitaquell porque foi o único que encontrei que era orgânico e virgem.

Já tinham ouvido falar nos benefícios do óleo de coco? Já experimentaram usá-lo nos vossos cuidados de beleza? Partilhem tudo comigo nos comentários!

3 comentários

  1. E nos cozinhados!! :D
    Gostei do post, alias até partilhei na minha página :)
    Beijinhos
    http://alebanac.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  2. Desconhecia que podia ser utilizado para tanta coisa. Obrigada pelo post!! :)

    ResponderEliminar
  3. Desconhecia que podia ser utilizado para tanta coisa. Obrigada pelo post!! :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.