A IMPORTÂNCIA DE DESMAQUILHAR - A MINHA ROTINA DE NOITE

Apesar deste ser um tema já antigo, é algo que tem vindo a ser muito debatido ultimamente. Toda a gente sabe que a maquilhagem danifica a p...

Apesar deste ser um tema já antigo, é algo que tem vindo a ser muito debatido ultimamente. Toda a gente sabe que a maquilhagem danifica a pele e a envelhece precocemente, se não tomarmos as devidas precauções no que respeita à protecção e ao seu cuidado diário. Sabiam que por cada noite que passam sem retirar a maquilhagem a pele envelhece 5 dias? Parece um exagero, mas são os profissionais que o confirmam. Pessoas como a minha irmã vêm com teorias do género: "Se passas o dia todo com maquilhagem, isso não te estraga a pele? Só à noite é que a danifica? Que treta!". Pois deixem-me que vos diga que este pensamento está todo errado! Digamos que a maquilhagem tem um "prazo de validade" de 8h a 12h na nossa pele. Depois disso, é importante retirá-la. Caso não o façam, a vossa pele será impedida de respirar, haverá acumulação de gordura nos poros, o que irá comprometer a hidratação natural da pele e favorecer o aparecimento de borbulhas. É durante a noite que as células da pele entram em atividade, regenerando-a. Se não removerem todas as impurezas, os poros ficam obstruídos e prejudicam a natural oxigenação da pele. E tal como acontece com o rosto, o mesmo se passa com os olhos. Para além de causar problemas oftalmológicos, não retirar a maquilhagem vai enfraquecer e desidratar as vossas pestanas ao ponto das mesmas começarem a cair.

A jornalista Anna Pursglove submeteu-se, em 2013, à experiência de não retirar a maquilhagem durante 1 mês. O resultado está à vista!

Confesso que nem sempre retirei a maquilhagem todas as noites. Havia dias que só apetecia cair na cama. Mas o que é facto é que as diferenças eram bem notórias quando cuidava melhor da minha pele. E neste momento não há um único dia que não retire a maquilhagem do rosto. Posso não cumprir todos os passos da rotina de noite, todos os dias, mas desmaquilhar é um processo que já não descuro. 


Estes são os produtos que uso na minha rotina de noite. Como disse, nem sempre os uso a todos, mas tento sempre cumprir ao máximo! Começo por usar Toalhitas Desmaquilhantes de rosto e olhos da marca Bonté do Minipreço na vertente para peles sensíveis, que são as minhas favoritas! Depois uso sempre o meu Desmaquilhante Bifásico de olhos para maquilhagem à prova de água da Bourjois. Principalmente no Verão, uso muita maquilhagem de olhos à prova de água e isso requer um desmaquilhante próprio. Para remover ainda melhor as impurezas da pele, uso um gel de limpeza. Neste momento, estou a usar o Gel de Limpeza Esfoliante para pele seca da gama Love Nature da Oriflame. Costumo usá-lo com o meu aparelho de limpeza da YesFor ou com uma espécie de almofadinha de limpeza da Primark, super em conta. Para complementar ainda melhor a limpeza, costumo utilizar uma solução micelar mas a minha da Bioderma terminou (sniff sniff) e portanto digamos que a substitui por algum tempo pelo Gel de Beleza Nº110 da Diadermine, um gel de limpeza que não preciso de retirar com água. Funciona na perfeição como gel de limpeza e como tónico. Por fim, aplico o meu creme hidratante de noite. Aqui, costumo variar um pouco. Neste momento, o que uso mais regularmente é o Creme de Noite da gama True Perfection da Oriflame, que adoro! Por vezes, uso também o Creme de Rosto da Benamôr ou mesmo o Creme Gordo da mesma marca, quando noto a minha pele mais seca. Quando estou com mais manchas, uso juntamente o Creme Despigmentante da Science et Mer. Termino a hidratação com o meu Creme de Olhos da Science et Mer. É muito importante não descurar a hidratação específica na zona dos olhos.





E vocês, confessem-se lá, quem é que retira a maquilhagem todos os dias? E quem são as mais preguiçosas? Partilhem tudo comigo nos comentários!

3 comentários

  1. Eu retiro sempre, coisa que admito que à uns anos atrás não dava tanta importância! Mas agora esforço-me e acabo por gostar de perder um bocadinho de tempo a tratar da pele :)
    Gostei muito do post!
    thefancycats.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Eu admito que por vezes sou muito preguiçosa, mas por norma desmaquilho todos os dias :P Gostei do post!

    Beijinhos,
    Blog | Instagram | Twitter |

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.