MAQUILHAGEM SEM SEGREDOS!

MAQUILHAGEM MAIS DURADOURA Fixar a maquilhagem e fazê-la durar mais tempo é uma tormenta para as mulheres. Existem agora no mercado i...

MAQUILHAGEM MAIS DURADOURA

Fixar a maquilhagem e fazê-la durar mais tempo é uma tormenta para as mulheres. Existem agora no mercado imensos produtos que ajudam nessa tarefa desde primers a sprays fixadores. Mas como nem todas têm esse tipo de produtos à disposição, eis algumas dicas bem simples que podemos pôr em prática em qualquer situação.

➥ A primeira dica, a mais importante e que muitas mulheres se esquecem é que o 1º passo para uma maquilhagem mais duradoura é usar produtos compatíveis, por exemplo, se usarem um hidratante à base de água, o primer que usarem também deve ser à base de água, assim como a base de rosto que usarem. Produtos com bases diferentes não se irão dar bem.

➥ Todas sabemos que usar pó depois da base ajuda a fixá-la, mas e se usarem antes? Experimentem usar um pó translúcido antes da base e vão ver que a maquilhagem durará imenso tempo! Se tiverem pele oleosa podem usar novamente por cima da base.

➥ Aplicar um pó parece que não tem grande ciência mas aí é que se enganam. Quando se trata de querer fixar a maquilhagem, devem fazê-lo com uma esponja, pressionando-a contra o rosto de forma a selar a base. Se usarem com um pincel, o que pode acontecer é arrastarem a base.

➥ Uma coisa importante e que geralmente descuidamos é retirar o excesso de base. Basta pegar num lenço de papel e pressionar contra a pele do rosto. Isso vai ajudar a retirar o excesso de oleosidade da base, tornando a maquilhagem mais natural e, consequentemente, mais duradoura.


DISFARÇAR OLHEIRAS

O primeiro passo para evitar olheiras é hidratar muito bem a zona dos olhos. É comum pensar-se que o creme hidratante de rosto hidrata também a zona dos olhos mas a verdade é que esta é a zona mais sensível do nosso rosto e necessita de um cuidado mais específico e de um creme mais nutritivo. É indispensável usar um creme de olhos, geralmente a partir dos 23 anos.

➥ Para disfarçar olheiras mais profundas, o ideal é usar correctores coloridos, sendo que se as olheiras forem mais arroxeadas a cor certa é o amarelo. Se forem mais acastanhadas, devem usar um corrector mais alaranjado/tom pêssego.

➥ Se tiverem olheiras pouco profundas, apostem num corrector da cor da vossa pele ligeiramente mais claro e de preferência líquido para proporcionar mais hidratação.

➥ Para fixar o corrector, usem um pó solto translúcido. Se tiverem pele madura com algumas rugas, nunca, mas nunca usem pó na zona das olheiras, pois o pó irá acumular-se nas linhas e irá evidenciar ainda mais as olheiras. Apostem sempre num corrector líquido e sem exagerar.

➥ Para uma melhor aplicação e acabamento, apliquem o corrector com leves batidinhas com os dedos. Isso vai ajudar a pele a absorver melhor o produto e a tornar a maquilhagem mais natural.

➥ Não apliquem corrector em toda a zona por baixo do olho, apliquem somente na zona da olheira que geralmente é apenas na parte interna do olho. Se tiverem rugas de expressão, podem também aplicar no canto externo do olho.


PESTANAS PERFEITAS

Há sempre todo um drama sobre como dar volume e alongamento às pestanas sem as deixar pesadas e demasiado evidenciadas. Uma boa aposta são as bases de pestanas. No entanto, grande parte das mulheres não tem esse tipo de produto, por isso há truques que ajudam a conseguir umas pestanas perfeitas de forma muito simples.

➥ Quem disse que o pó pode ser apenas usado no rosto? Experimentem aplicar uma camada fina de máscara de pestanas, deixar secar um pouco e depois aplicar um pouco de pó nas pestanas, seguido de mais uma camada de máscara. As vossas pestanas ficarão com um aspecto mais longo e curvado. 

➥ Para quem já não vive sem o curvador de pestanas, há um truque muito simples para dar mais curvatura às pestanas do que apenas o próprio aparelho. Aqueçam um pouco a borracha do curvex com um secador e curvem as pestanas como habitualmente. Irão notar uma grande diferença! 

➥ Se o que pretendem é dar mais volume às pestanas, experimentem aplicar eyeliner em gel na borracha do curvex, esperem uns 20 segundos, curvem as pestanas como habitualmente durante cerca de 30 segundos e vejam o resultado final: umas pestanas com mais volume na sua base. Apliquem a máscara de pestanas e estão prontas! 

➥ Muitas vezes, a máscara de pestanas tende a criar pequenos grumos que se acumulam nas pestanas o que é bastante desagradável. Um pequeno truque para os evitar é retirar o excesso de produto do próprio pincel com um lenço de papel. Faz uma enorme diferença!


OLHOS SEM SEGREDO

Os olhos também são a nossa imagem de marca e não nos podemos descuidar com eles. Seja para fixar sombras, ajudar quem tem olhos pequenos ou fazer delineados, há sempre uns truques extra que dão imenso jeito.

➥ Uma das zonas mais oleosas do nosso rosto são as pálpebras. Para retirar o excesso de oleosidade, usem pó translúcido em toda a pálpebra fixa. Isso vai ajudar a fixar melhor as sombras e a evitar que as mesmas se acumulem na linha do côncavo.

➥ Se não têm sombras cremosas, podem sempre fazer as vossas. Molhem um pouco o pincel, usem na sombra que pretendem e apliquem no olho. Ficam assim com uma sombra mais cremosa que vai fixar durante mais tempo.

➥ Se têm olhos pequenos, experimentem usar lápis branco ou creme na linha de água inferior. O vosso olho vai aparentar ser muito maior.

➥ Muitas mulheres sofrem com o facto de ter os olhos muito juntos ou muito afastados, mas é muito fácil contrariar essa situação. Se têm os olhos muito juntos, optem por usar cores de sombra mais claras na parte interna da pálpebra ou mesmo uma sombra brilhante no canto interno. Se por outro lado têm os olhos muito afastados devem fazer o inverso, apostar em cores mais escuras na parte interna.


LÁBIOS DE OURO

A regra chave para uns lábios de ouro é, sem dúvida, o protector labial. Antes de qualquer produto de lábios deve sempre ser aplicado um lipbalm que irá proteger os lábios do frio, dos raios UV e mesmo dos danos que a maquilhagem, inevitavelmente, causa na pele. Para uns lábios perfeitos há truques que podem pôr em prática e que ajudam na tarefa de fixar e tornar a sua duração mais prolongada.

➥ Mais é menos! Não devem aplicar camadas em cima de camadas de batom. Contrariamente ao que se possa pensar, quanto mais camadas se aplicam, menos tempo dura nos lábios.

➥ Assim como no caso da base, também nos lábios devemos ter a preocupação de retirar o excesso. Depois de aplicarem o batom, peguem num lenço de papel e pressionem contra os lábios (como que a dar um beijo no papel) de forma a retirar todo o excesso de produto. Também isso irá prolongar a sua duração.

➥ Um truque muito antigo e que realmente faz o batom durar mais é aplicar base/pó nos lábios e depois o batom. No entanto, não é muito recomendado, visto que seca demasiado os lábios. É uma boa opção para uma festa/saída/evento, mas não para pôr em prática todos os dias.

➥ Usar lápis de contorno também é óptimo para fixar melhor o batom. Devem preencher todo o lábio com o lápis e depois aplicar o batom por cima. Atenção que as cores devem ser o mais próximas possível.

➥ Um truque que é mais uma dica está relacionado com a maquilhagem de olhos juntamente com a de lábios: se a vossa maquilhagem de olhos é mais marcante, os lábios devem ser simples ou vice-versa. 

Foto-montagens / Fotos originais: Pinterest

Já conheciam algum destes truques? Costumam pô-los em prática? Partilhem comigo os vossos segredos de maquilhagem! ;)

2 comentários

  1. Tantas dicas boas!
    Bom post :)

    Beijinhos,
    Saltos Rosa

    ResponderEliminar
  2. Adorei todas as dicas!
    Algumas já uso, outras não conhecia e passei a conhecer! É sempre bom aprender!
    Beijinhos,

    http://marimalhomakeup.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.