DESMAQUILHAR E LIMPAR A PELE É IMPERATIVO!

É cada vez mais frequente falar-se sobre a importância de desmaquilhar e limpar pele. E ainda bem, pois ainda há mulheres que desvalorizam ...

É cada vez mais frequente falar-se sobre a importância de desmaquilhar e limpar pele. E ainda bem, pois ainda há mulheres que desvalorizam este processo. Sabiam que por cada noite que passam sem retirar a maquilhagem a pele envelhece 5 dias? Pode parecer um exagero, mas são os profissionais que o confirmam. A minha irmã tem este teoria: "Se passas o dia todo com maquilhagem, isso não te estraga a pele? Só à noite é que a danifica? Que treta!". Pois deixem-me que vos diga que este pensamento está todo errado! Digamos que a maquilhagem tem um "prazo de validade" de 8h a 12h na nossa pele. Depois disso, é importante retirá-la. Caso não o façam, a vossa pele será impedida de respirar, haverá acumulação de gordura nos poros, o que irá comprometer a hidratação natural da pele e favorecer o aparecimento de borbulhas. É durante a noite que as células da pele entram em actividade, regenerando-a. Se não removerem todas as impurezas, os poros ficam obstruídos e prejudicam a natural oxigenação da pele. E tal como acontece com o rosto, o mesmo se passa com os olhos. Para além de causar problemas oftalmológicos, não retirar a maquilhagem vai enfraquecer e desidratar as vossas pestanas ao ponto das mesmas começarem a cair. Mas desenganem-se se pensam que só precisa de limpar o rosto quem se maquilha. Mesmo que não usem maquilhagem, é muito importante lavar e limpar a pele da face, principalmente à noite. Durante o dia, a nossa pele está exposta à poluição do ar e essa também vai acumular nos nossos poros. E se passarem um disco de algodão embebido numa loção de limpeza ao final do dia, vão perceber isso mesmo. 
Para vos ajudar nesta tarefa, trouxe uma selecção de vários produtos de limpeza de pele que podem usar nas duas situações: pele maquilhada e pele sem maquilhagem. 

Um dos meus desmaquilhantes de olhos favorito é o Respectissime da La Roche-Posay. É um desmaquilhante muito suave, especialmente formulado para olhos sensíveis. Ainda na onda de desmaquilhantes de olhos, já ouvi falar muito bem do da Vichy que vou experimentar. Se usam maquilhagem, um dos melhores óleos desmaquilhantes é o Huile de Soin da Caudalíe. Também já ouvi maravilhas. Como complemento da limpeza ou mesmo para quem não usa maquilhagem, podem usar águas micelares ou águas de limpeza, como por exemplo o da Bioderma ou a da MIXA. Leites e espumas de limpeza também são uma excelente opção e recomendo-vos a Mousse da Nívea e o Fluido de Limpeza da Uriage. Para limpar em profundidade, 1 ou 2 vezes por semana, podem usar um esfoliante facial e sugiro-vos o da Avène para pele sensível.

E vocês, são exímias na limpeza de pele ou nem por isso? 

3 comentários

  1. Eu sou taaaaaao preguiçosa com a minha pele! Retiro a maquilhagem mas nem todos os dias o faço da forma mais adequada. Quando a preguiça ataca eu ataco nas toalhitas desmaquilhantes... Que bem sabemos que estão longe de retirar a maquilhagem em profundidade!
    Adorei o post e até fiquei com alguma curiosidade quanto a alguns produtos, nomeadamente o da Caudalíe e o da Nívea, espero que não fiquem arrumados no fundo do armário se comprar um dos dois :)
    Beijinhos*

    ResponderEliminar
  2. Eu uso o "metodo japonês" (lol).Eu desmaquilho-me mal chego a casa e mesmo quando não tenho maquilhagem limpo a pele porque como uso creme com fator de proteção, quanto menos tempo este estiver na pele, melhor.Desmaquilho os olhos com desmquilhante adequado, desmaquilho o rosto com manteiga ou oleo (nunca com geis que façam espuma), retiro com pano turco molhado em água morna, depois limpo a pele com loção de limpeza e ainda retiro alguma impureza que tenha ficado (nunca fica mas pronto) com tónico suave :) Nota-se muito na minha pele desde que adopto este método....seria imcapaz de me deitar com a pele suja ou maquilhada ;)

    ResponderEliminar
  3. Todos os dias trato da minha pele! Se me maquilhar, ao fim do dia uso um desmaquilhante seguido de um tónico para retirar o restante, se não me maquilhar, ao acordar passo na mesma um tónico seguido de um creme hidratante. Temos que nos manter, pelo menos, com um ar saudável =)

    Beijinho*

    Cristiana Teixeira ~ Pink and Sparkle

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.