10 MITOS SOBRE LENTES DE CONTACTO

Hoje de manhã, andava eu a explorar as novidades no Facebook e deparo-me com um artigo bastante interessante sobre lentes de contacto. Não ...

Hoje de manhã, andava eu a explorar as novidades no Facebook e deparo-me com um artigo bastante interessante sobre lentes de contacto. Não sei se sabem, mas eu uso lentes de contactos há já alguns anos. Foi a melhor coisa que fiz! Não vejo muito mal sem elas, mas sempre que queria colocar óculos de sol tinham de ser graduados, por exemplo. Não era nada prático. Não podia ter óculos de sol diferentes, senão era um balúrdio. Por esse motivo, e outros, mudei para as lentes de contacto e estou bastante satisfeita.
Por vezes, há coisas que nos deixam reticentes relativamente ao uso de lentes de contacto mas o artigo que li vem desmistificar alguns factos sobre o seu uso.


1. As lentes de contacto podem perder-se por detrás dos nossos olhos! 
FALSO! É fisicamente impossível uma lente de contacto perder-se “atrás” do olho. Uma membrana fina cobre o olho e está ligada ao interior das pálpebras, pelo que a lente é incapaz de se mover para fora da superfície frontal do olho. 

2. As lentes de contacto são desconfortáveis! 
FALSO! As lentes de contacto macias são confortáveis, fáceis de usar e requerem apenas alguns minutos para nos habituarmos a elas. 

3. As lentes de contacto podem ficar presas nos nossos olhos! 

FALSO! Na maioria dos casos, as lentes de contacto são facilmente retiradas, utilizando o método recomendado pelo seu especialista da visão. As lentes de contacto podem ser sempre removidas com alguma paciência. 

4. É difícil tratar das lentes de contacto! 

FALSO! As lentes de contacto são simples e quase não dão trabalho. As actuais lentes de contacto requerem apenas um tipo de solução para esfregar, enxaguar e guardar as lentes. E as lentes descartáveis de uso diário nem precisam de limpeza – basta deitá-las fora no final de cada dia. 

5. As lentes de contacto podem saltar do olho e perder-se! 

FALSO! Com a selecção e a adaptação correcta, as lentes devem manter-se no lugar quase permanentemente. Mesmo na rara eventualidade de uma lente suave sair do lugar, a mesma mantém-se dentro do olho até poder voltar a colocá-la. 

6. Os adolescentes não podem usar lentes de contacto! 

FALSO! Muitos adolescentes, e até crianças mais jovens, usam lentes de contacto. A idade média dos adolescentes para começarem a usar lentes é os 13 anos, embora crianças, por exemplo, com 8 anos possam ter maturidade suficiente para usar lentes de contacto. Um uso bem-sucedido das lentes depende mais da nossa responsabilidade e atitude do que da idade. 

7. As pessoas com mais de 40 anos não podem usar lentes de contacto! 

FALSO! As lentes de contacto podem ser usadas por pessoas de todas as idades, incluindo muitos adultos idosos, graças às lentes de contacto bifocais e multifocais, e às lentes de contacto normais para pessoas com monovisão. Mesmo que os olhos se tornem mais secos à medida que as pessoas envelhecem, os materiais das lentes de contacto da nova geração podem oferecer um melhor conforto ao longo de todo o dia. 

8. As infecções oftalmológicas são mais comuns se utilizar lentes de contacto! 

FALSO! Embora as infecções oftalmológicas com lentes de contacto de facto ocorram, estas resultam de más rotinas de limpeza ou outras questões relacionadas com cuidados. As lentes de contacto em si não têm nada a ver com o surgimento de infecções. Leiam os guias de cuidados com as lentes e sigam as orientações do vosso especialista da visão para um uso e um cuidado correctos. 

9. Não se pode usar lentes de contacto se tiver astigmatismo! 

FALSO! As pessoas com astigmatismo podem desfrutar de toda a liberdade e benefícios das lentes de contacto. 

10. As lentes de contacto podem aumentar a má visão à distância (miopia) nas crianças! 

FALSO! Um estudo recente, realizado com crianças dos 8 aos 11 anos, demonstrou que os utilizadores das lentes de contacto não tinham uma maior progressão da miopia (aumento da má visão à distância) do que aqueles que usam óculos.

fonte: http://www.lentesdecontacto365.pt/

Caso queiram que fale um pouco da minha experiência com lentes de contacto, deixem aqui nos comentários. Ficaria muito feliz em esclarecer as vossas dúvidas sobre este assunto. Acreditem que não é nenhum bicho de sete cabeças.

2 comentários

  1. Também uso lentes de contacto a uns anos e adoro! Sinto-me muito mais livre porque ja nao tenho o receio de ter cuidado com os oculos. Faz cerca de 5 anos que uso e até agora nao me queixo de nada.
    E eu tenho astigmatismo e miopia por isso o mito nº 9 é mesmo um mito :)

    ResponderEliminar
  2. Também uso lentes de contacto há anos e como tu: foi a melhor coisa que fiz!
    Beijinho :*

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.