NÃO AO CONSUMISMO - UM MÊS SEM COMPRAS

Sim, leram bem. Um mês sem compras. Parece-vos impossível? Não é. Obviamente, não vamos deixar de comer, há contas que não podemo...


Sim, leram bem. Um mês sem compras. Parece-vos impossível? Não é. Obviamente, não vamos deixar de comer, há contas que não podemos contrariar e há sempre despesas mensais às quais não temos como fugir. Mas eu refiro-me, exclusivamente, a compras supérfluas, desnecessárias que, no meu caso, é como quem diz roupa, maquilhagem e afins. 
Não sou uma shopaholic, mas confesso que sou um bocado consumista. Se pensarmos bem, para onde quer que nos viremos há sempre publicidade, incentivo à compra, estratégias de marketing que nos levam a querer tudo e mais alguma coisa. Todas aquelas newsletters digitais que subscrevemos apanham-nos mesmo a jeito e são difíceis de ignorar. Quero, portanto, ser menos consumista, tentar ser mais minimalista no que toca a tudo o que, para mim, é supérfluo. E quando olho para as minhas gavetas e armários cheios de produtos de beleza e maquilhagem penso "mas eu preciso mesmo disto tudo?". O meu guarda-roupa por vezes está tão cheio que sinto alguma dificuldade em encaixar lá seja o que for, já para não falar na hora de escolher o outfit. Muitas vezes acho que nem consigo perceber toda a roupa que tenho e acabo por usar sempre a mesma, o que cria a ilusão de "não ter nada para vestir". Parece-vos familiar? Talvez precisem de um detox, como eu! Vamos dizer N Ã O ao consumismo, pelo menos, durante 31 dias. 

Mas o que é o supérfluo? 

A primeira etapa é estabelecer o que para vocês é supérfluo e no qual não querem gastar dinheiro durante um mês. Para mim, falamos de roupa, acessórios, maquilhagem, produtos de beleza. Para vocês, podem ser artigos de decoração. Ou mesmo idas à esteticista ou ao cabeleireiro. Almoçar e/ou jantar fora todos os dias. É importante definir aquilo em que não queremos gastar e será esse o nosso ponto de partida. Só assim conseguiremos cumprir este desafio.  

O que espero deste desafio

Neste mês de Março, a que dedico todo o meu conteúdo à temática da poupança e produtos acessíveis (rúbrica #LowCostMarch), a minha ideia não é apenas poupar dinheiro, é também tentar perceber o que, na realidade, é importante e me faz falta. Porque muitas vezes acabamos por gastar dinheiro em coisas verdadeiramente desnecessárias e, na maior parte das vezes, sem nos apercebemos. Nestes 31 dias, espero aprender a viver com o que tenho e a tirar o melhor partido disso. Se não comprar roupa nova, vou obrigar-me a vestir o que tenho e, quem sabe, descubro novos conjuntos que até então nem imaginei que tinha porque, simplesmente, estavam escondidos no meio de tanta roupa. E o mesmo se aplica à maquilhagem e produtos beleza. 

Adeus MBWAY

Ah, o MBWAY... Este sim, é um dos maiores culpados pela minha obsessão por compras online. Aliás, quando penso em comprar seja o que for de roupa ou beleza, opto quase sempre pela via online. É tudo tão mais fácil (e tentador)! Desde que descobri esta aplicação, foi o descalabro. Portanto, por uns tempos vou dizer-lhe adeus e arrumá-la bem no fundinho das minhas aplicações. Em breve, vou ensinar-vos como comprar com o MBWAY mas ficam desde já avisados que é uma autêntica tentação.

Vamos dizer NÃO ao consumismo?

Agora que desabafei convosco e vos contei tudo sobre este meu desafio e porque quero pô-lo em prática, espero que façam o mesmo comigo. Se, de alguma forma, se identificaram, desafio-vos a fazer parte desta experiência e contarem-me porque gostariam de o fazer. Juntos, vamos tentar ser mais minimalistas e aproveitar mais e melhor o que temos. Se pensarem em participar nesta experiência, partilhem-na nas redes sociais com as hashtags #nãoaoconsumismo e #ummêssemcompras.

1 comentários

  1. Excelente iniciativa! Eu também sou grande fã do Mbway e das compras online, perco-me no Aliexpress... Não compro assim muita roupa mas tendo em conta que trabalho numa loja de roupa nem sempre é fácil resistir e todos os meses vai uma peça ou outra, por isso vamos ver se em Março não me rendo a nada!:p

    Another Lovely Blog!, http://letrad.blogspot.pt/

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.