TUDO SOBRE MÁSCARAS FACIAIS

Admitam lá... A máscara facial é o produto que mais dispensam na vossa rotina de rosto, certo? Pois bem, nem sabem o que andam a perde...



Admitam lá... A máscara facial é o produto que mais dispensam na vossa rotina de rosto, certo? Pois bem, nem sabem o que andam a perder! Eu já fui assim. Aliás, até há uns 2/3 anos, a minha rotina de rosto passava por desmaquilhar (com toalhitas) e colocar creme. Como as coisas mudaram! É nestas pequenas coisas que eu vejo o quanto eu já aprendi apenas por escrever um blog. Tudo aquilo que escrevo se baseia, muitas vezes, em pesquisas que faço e aprendo sempre imenso. Nesse sentido, hoje quero falar-vos sobre pequenos aspectos que já aprendi sobre máscaras faciais, como as utilizo, para que servem e de que forma revolucionaram a minha rotina de rosto. 
Mas vamos começar pelo princípio, o que são afinal máscaras faciais? Com certeza, devem lembrar-se das vossas mães/avós fazerem máscaras caseiras. Eu lembro-me! E se antigamente era difícil conseguir uma máscara facial eficaz, porque tinham de se misturar vários ingredientes caseiros até chegar ao resultado final, hoje em dia deixa de haver a desculpa da falta de tempo. O que há mais no mercado são máscaras faciais prontas a usar. Trocando por miúdos, uma máscara facial é um produto com uma alta concentração de ingredientes activos, altamente nutritivos, que é como quem diz, uma bomba de nutrição para a nossa pele. 
Mas uma máscara facial pode trazer vários benefícios à nossa pele que não só a hidratação. Podem ser usadas para desintoxicar, iluminar a pele baça, acabar com as manchas, controlar a oleosidade... enfim, existem para vários fins. E enquanto que os séruns e cremes actuam em camadas mais profundas da pele, faz sentido usar algo que actue mais à superfície. E para isso existem as máscaras. Uma vez que não são tão rapidamente absorvidas, conferem à superfície da pele um aspecto bonito e saudável. 
E é o produto de beleza mais fácil de usar. Basta aplicar com o rosto limpo (preferencialmente com água quente para abrir os poros) e deixar repousar o tempo indicado na embalagem. Cada máscara tem um tempo específico de aplicação. Durante esse tempo, podem ir visitando aqui o Blog, ver as novidades e participar nos passatempos em vigor. No final, é só remover com água e voilá! Pele perfeita! Simples assim! O melhor de tudo é que não tem de ser aplicada todos os dias. Eu uso 2 ou 3 vezes por semana. Em semanas de mais trabalho e/ou cansaço, aplico apenas ao Domingo para começar a semana cheia de energia positiva. 
E acreditem quando vos digo que as máscaras salvam a minha pele! Comecei pela "panca" da maquilhagem, depois dos produtos de cabelo e agora skincare. E as máscaras faciais revolucionaram completamente a minha rotina. São o equilíbrio perfeito! Por vezes, chego mesmo a "misturar" máscaras, dependendo do que preciso para cada zona do rosto. Nem toda a pele do meu rosto é oleosa ou seca, por isso nas zonas oleosas aplico uma máscara purificante e nas zonas secas uma mais hidratante, por exemplo. E resulta que é uma maravilha!
Conheçam abaixo as máscaras faciais que utilizo e quais as minhas favoritas! Se gostavam de ver review mais detalhado sobre alguma delas, deixem essa informação nos comentários.


A marca Beauty Fomulas tem-me surpreendido muito pela positiva. É uma marca extremamente barata de skincare e tem produtos fabulosos. Uma das coisas que mais me agrada nela é que muitos dos seus produtos são compostos por vitamina E, um antioxidante óptimo para a defesa da nossa pele. Um dos produtos que mais gosto é esta máscara de pepino, com vitamina E, que tem uma acção essencialmente contra a oleosidade. É uma máscara de limpeza, sem parabenos, e pode ser usada por todos os tipos de pele. Experimentem!

Como o próprio nome indica, esta é uma máscara purificante, ou seja, vai ajudar no que toca a oleosidade e imperfeições na pele por ela causadas. A Caudalíe é uma marca que aposta em ingredientes naturais e por isso é sempre uma óptima opção. No caso desta máscara, ela realmente funciona muito bem no controlo da oleosidade. Depois de aplicarmos, a pele fica completamente mate mas não ressequida. No que toca a manchas do acne, ainda não posso dizer muito porque não a usei o suficiente.

Uriage Roséliane 40ml (PVR: 13,90€)
Se sofrem de rosácea ou de vermelhidão intensa no rosto, esta máscara é para vocês. Já vos falei sobre esta máscara no meu vídeo de primeiras impressões sobre ela e basicamente a marca promete uma redução imediata da vermelhidão da pele e alívio da sensação de calor. E de facto, ela resulta muito bem. Resulta a curto prazo, como podem ver nesse vídeo, e a longo prazo ajuda a reduzir consideravelmente a vermelhidão. É uma máscara que faz um efeito refrescante na pele, aliviando também a sensação de calor e deve deixar-se actuar por 10 minutos.

Sesderma C-Vit 30ml (PVR: 19,95€)
Esta é uma máscara iluminadora. A marca promete uma mais tez mais clara, luminosa e uniforme. É constituída por vitamina C, o que também a torna uma poderosa máscara anti-oxidante e anti-envelhecimento. Pessoalmente, gosto muito dela. Quando ando mais cansada, esta máscara ajuda imenso a revitalizar a minha pele e confere logo um aspecto mais luminoso. Tem também uma excelente acção contra as minhas manchas, noto-as mais reduzidas desde que comecei a usá-la. Esta máscara é indicada para todos os tipos de pele e deve ser aplicada durante 10-15 minutos.


Aqui está uma máscara que todas deveríamos ter. Não digo que tem de ser esta, mas uma máscara hidratante. Esta em concreto é bastante boa. Como sabem, a minha pele é mista com tendência a desidratar. Adivinhem quem consegue equilibrar a minha pele nessas alturas; esta máscara hidratante, é verdade. A minha pele tem alturas em que se torna mesmo muito seca mas ainda assim tem zonas oleosas. Ora estar a aplicar cremes para pele seca não resulta. E aqui entram as máscaras hidratantes, que equilibram a coisa, sem deixar a pele oleosa.

E já que falamos em máscaras hidratantes, há uma desta marca também muito boa e que gosto muito que é a Creamy Coconut. Estas máscaras são super baratas, vendem-se à unidade e para o preço são bastante boas. Também já experimentei a Blemish Mud, que é uma máscara de limpeza profunda, e também gostei. São óptimas, estão acessíveis na Primark ou no Celeiro e são muito em conta. Uma embalagem destas dá-me para 3 aplicações mas se aplicarem também no pescoço e colo, dá apenas para 1 utilização. Atenção que no caso de quererem conservar a máscara, ela deve ficar muito bem fechada e ser usada dentro de pouco tempo para não perder as suas propriedades.

Não me vou alongar muito sobre esta máscara porque, de facto, não é a minha favorita e não gostei assim muito, para ser sincera. É uma máscara revitalizante e refrescante. O conceito atraiu-me e deixou-me curiosa. Só que, na verdade, não funciona. Na minha pele, causa-me uma sensação de calafrio e não de frescura. É uma sensação estranha e não muito agradável.

Esta máscara é perfeita para o Inverno. E uma warming face mask, que vai ajudar na hidratação da pele. O que é curioso nesta máscara é que ela hidrata, sim, mas ao mesmo tempo deixa a pele livre de qualquer pingo de oleosidade. E tem a vantagem de que não precisa de actuar muito tempo. Basta massajar no rosto húmido durante 1 minuto e remover. Nos primeiros 30 segundos vão sentir uma sensação de calor óptima no rosto, por isso digo que é perfeita para o Inverno. Gosto muito!

AVON Luxuriously Refining 75ml (PVR: indefinido)
Esta máscara foi descontinuada e não sei se ainda estará disponível por aí. Comprei-a pelo conceito de ser uma máscara nocturna revitalizante. Já queria experimentar uma máscara do género há algum tempo e aproveitei que esta estava baratinha por ser fim de stock e resolvi comprar. Ela não faz nada de muito extraordinário pela minha pele, mas deixa-a nutrida e com aspecto saudável. De manhã quando acordo, a minha pele não está com aquele aspecto pesado, como é habitual. Gosto dela e se encontrarem a um preço acessível, recomendo!


Uma máscara muito básica e baratinha, mas ainda assim óptima para o Verão é esta da Yves Rocher. Aplica-se no rosto limpo e durante 3 minutos sentem a vossa pele super fresquinha. Não notei nada extra nela mas que faz um efeito óptimo, lá isso faz. Estas últimas noites estiveram tão quentes, que antes de dormir fazia está máscara e sentia-me logo mais refrescada. Recomendo para o efeito!

Esta é uma das minhas máscaras favoritas! Ainda só experimentei esta miniatura travel size mas gostei dela desde a 1ª aplicação e ando a poupá-la ao máximo! Esta máscara é composta por ingredientes naturais e a sua principal função é iluminar. Ajuda a remover células mortas e estimula a renovação celular, ao mesmo tempo que clareia a pele e a ajuda a reduzir linhas finas, acne e manchas.

Outra miniatura que estou a usar é esta da Balance Me, uma marca que conheci através de beauty box da Lookfantastic e com a qual estou bastante satisfeita. Um dos produtos que tive oportunidade de experimentar foi esta máscara, que tem como principal acção a esfoliação e a remoção de células mortas e impurezas, ao mesmo tempo que tem uma acção clareadora. Deve aplicar-se com movimentos circulares e depois deixar actuar por 5 minutos. O resultado final é fantástico! Pele limpa, macia e com aspecto radioso. Também gosto muito e tem uma excelente relação qualidade-preço.


Para além destas máscaras, existem ainda máscaras em tecido que vêm embebidas numa solução. Estas máscaras têm tido bastante destaque e são muito bem faladas. Pessoalmente, também gosto muito, apesar de ter experimentado poucas. Gosto muito das da Missha, uma marca coreana. Deixo-vos algumas sugestões abaixo.


2 comentários

  1. Hello!!! Onde comprar a Beauty Formulas Cucumber Clay Mask??Obrigada e continua o teu excelente trabalho 😙

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá! Comprei na Primor - http://www.primor.eu/beauty-formulas/32186-cucumber-3-minute-clay-mask.html. ;)

      Eliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.