Saúde Capilar | Dicas importantes na hora de lavar o cabelo

março 22, 2014

Um tema que eu pouco abordo aqui no blog é sobre cabelos. Falo muito pouco sobre a saúde capilar e quer-me parecer que é um tema de interesse geral, visto que não abrange apenas o público feminino mas também o masculino.
A maior parte das pessoas acha que sabe como é todo este processo de lavagem do cabelo. Não é nada de extraordinário: molhar o cabelo, colocar um champô em toda a superfície e enxaguar bem. Aplicar a máscara e condicionador, enxaguar novamente e estamos prontos. Mas ainda há alguns erros que muitas pessoas cometem neste processo. Abaixo, vejam algumas dicas que seleccionei para vos ajudar nesta tarefa que parece tão simples!


  1. Escolher o champô que melhor se adequa ao vosso tipo de cabelo.
  2. Não usar sempre o mesmo champô, de forma a evitar o aparecimento de certos compostos químicos no cabelo. 
  3. Antes de aplicar o champô, há que "ensopar" bem o cabelo. Se não o fizerem, para além de ficarem com o cabelo mal lavado, pode fazer com que algumas das partículas do produto fiquem "armazenadas" no cabelo.
  4. Não começar a lavar a cabeça sempre pelo mesmo sítio. Geralmente, começamos sempre pelo topo da cabeça e essa é a zona que mais frequentemente escama. De forma a evitar isso, devemos mudar a rotina da lavagem.
  5. Ter o máximo de cuidado ao lavar o cabelo. Se esfregarmos em demasia a cabeça, isso pode causar diversos danos no nosso cabelo, principalmente a queda. É preferível massajar com calma e usar a pontas do dedos.
  6. A temperatura é muito importante. Devem lavar o cabelo com a temperatura mais baixa que conseguirem. Não tem de ser com água fria mas também não deve ser com a água demasiado quente. Dessa forma, o cabelo não ficará ressequido e terá muito mais brilho, ou seja, se o cabelo for oleoso, irá reduzir o nível de gordura, e se for seco, irá desidratar menos.
  7. Não é necessário usar máscara e condicionador na mesma rotina. É suficiente usar a máscara 1 ou 2 vezes por semana, de forma a hidratar os fios de cabelo. O condicionador, pode (não é obrigatório) ser usado nos restantes dias, pois ajuda com a maleabilidade do cabelo (mas não sela as pontas, como habitualmente se pensa. Posso abordar melhor este assunto se assim entenderem).
  8. Não aplicar condicionador ou máscara na raiz dos cabelos, pois provoca mais oleosidade e pode, por conseguinte, provocar o aparecimento de caspa.
  9. Um passo muito importante é o enxaguar. Devem retirar muito bem todo o produto que aplicaram, pois só assim irão ter os resultados que pretendem. O contrário, não irá favorecer a saúde dos vossos cabelos. 
  10. Na hora de secar o cabelo com a toalha, não esfreguem o cabelo. Apertem o cabelo com a toalha, de forma a retirar o excesso de água nos fios.
  11. Finalizem com o produto que mais se adequa ao vosso cabelo, seja um reparador de pontas, um protector de calor ou um produto para ajudar a desembaraçar os fios. Qualquer um de que necessitem para melhorar a saúde do vosso cabelo.
Se tiverem alguma questão que queiram ver esclarecida sobre este assunto, deixem abaixo nos comentários. Se eu souber, terei todo o gosto em esclarecer-vos. E claro, caso tenham outras dicas e sugestões sobre este tema, convido-vos também a deixar as vossas opiniões.

3 comentários

  1. Excelentes conselhos! Por norma procuro ter esses cuidados!
    beijinhos
    http://direitoporlinhastortas-id.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  2. Outra dica bastante boa é os champôs de limpeza profunda ou pré-champô uma a duas vezes por semana. Porque a hidratação continua pode pesar o cabelo.
    itskindaofmessy.blogspot.pt

    ResponderEliminar
  3. Eu vi à pouco tempo que se devia diluir o champô em 2 dedos de água e tenho feito isso e o meu cabelo tem andado muito mais bonito ;)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.