OS BATONS CONTÉM CHUMBO?

Alguns sim! Mas não provocam cancro, como anda a circular no Facebook e noutras redes sociais. O texto que anda a circular é o seguinte: ...

Alguns sim! Mas não provocam cancro, como anda a circular no Facebook e noutras redes sociais.
O texto que anda a circular é o seguinte:

"PARA TODAS AS MULHERES DO FACE... Atenção!
Postado por Dra. Claudia Pirisi, oncologista.
Homens:
Não se esqueça de passar esta mensagem para suas esposas, namoradas, amigos ou colegas.
Dra. Elizabeth Ayoub biomolecular, e médico é emitido um alerta para batons contendo chumbo, que é uma substância cancerígena.
Recentemente, a marca "Red Earth" diminuiu os preços de R $ 67,00 para R $ 9,90!
Por quê? Porque continha chumbo.
As marcas que contêm chumbo são:
MARY KAY
CLINIQUE
Estée Lauder
SHISEIDO
Red Earth (Lip Gloss)
CHANEL (Lip Conditioner)
MARK AMERICA
MOTIVOS
BATOM
A V O N

Quanto maior o teor de chumbo, maior é o risco de provocar cancer. Depois de fazer um teste em batons, lábio foi observado no nível mais alto de chumbo AVON. Cuidados para os batons que supostamente têm maior fixação. Se o seu batom é fixa, mas é devido a níveis elevados de chumbo.

Faça o teste:

1. Ponha um pouco de batom em sua mão;
2. Com um anel de ouro nesta batom passá-lo;
3. Se as mudanças batom de cor para preto, então você sabe que contém chumbo.

Por favor, envie esta informação para todos os seus amigos"

Este texto é COMPLETAMENTE FALSO! Quando vi isto, partilhei lá no Facebook e decidi investigar melhor o assunto. A conclusão a que cheguei é que este texto é falso. Em 1º lugar, a dita Dra. Cláudia Pirisi, referida no texto, não existe em lugar algum na Internet, não há quaisquer referências a esta pessoa. Não vou dizer que a pessoa não existe mesmo, pode existir. Mas não está associada a nada relacionado. As únicas referências a esta médica é tudo em publicações iguais a esta.
Em 2º lugar, ao visitarem o site RedEarth, também referido no post, podem constatar que o preço dos batons é de aproximadamente $18 (apx. R $35). Mais uma falsa informação.
Portanto, a informação divulgada neste post do Facebook é inteiramente falsa!
Agora, será que os batons podem conter chumbo? Sim mas, que se saiba, não está associado diretamente ao cancro. Pode, efetivamente, representar um sério risco à saúde e pode afetar o cérebro a nível do Q.I, comportamentos, capacidade de aprendizagem, etc, isto é, pode afetar seriamente a saúde mental.
Ao longo do século XXI, foram realizados imensos testes a batons e foram encontrados vestígios de chumbo em alguns, embora não tivessem sido reveladas listas de marcas em que tal aconteceu. No entanto, um estudo feito em 2012 revelou algumas marcas que contém vestígios de chumbo. Se virem ESTA tabela (2ª tabela), podem ver os batons discriminados por marcas e cores e ainda podem ver a quantidade de chumbo presente em cada um. São um total de 400 batons! E de marcas bem conceituadas. O que prova que nem sempre o mais caro é o melhor.
Pelo que consegui também saber, o chumbo não é intencionalmente colocado nos batons, mas a substância tóxica pode estar presente em aditivos de cor à base de minerais encontrados naturalmente no solo, água e ar. Portanto, é perfeitamente possível haver batons sem vestígios de chumbo.


Espero que este post seja bastante esclarecedor e convido-vos a todos a partilhá-lo! É importante passar a mensagem de que aquele texto de mais nada serve do que assustar as mulheres. Até a foto publicada e que anda a circular não está associada a problemas com batons e sim a "Angular Cheilitis". Não consegui perceber bem o que é, mas acho que é aquilo a que se costuma chamar "boqueira". A foto mostra uma pessoa com esse problema em estado mais avançado. Não tenho a certeza que seja isso, mas "Angular Cheilitis" é. Não sei é como traduzir isto para português. 

PARTILHEM!

6 comentários

  1. Obrigada pela investigação. Eu adoro usar baton, uso quase todos os dias e de algumas das marcas da listagem do facebook, por isso fiquei apreensiva. Assim, fico muito mais esclarecida. Vou divulgar.

    ResponderEliminar
  2. Realmente este é um assunto bastante conflituoso mas já fiquei mais descansada. obrigada :D

    ResponderEliminar
  3. Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

    ResponderEliminar
  4. Boa Mena muito bem dito ;) desculpa os coments mas ja estava passada com a ignorância da publicação da foto, fizeste muito bem mais uma vez desculpa nao vi o teu post ate me assustei quando vi aquela foto na tua pagina uff... Ou menos pesquisaste bem uff ;)
    Cláudia Pardal

    ResponderEliminar
  5. Haja alguem que desminta a coisa =) Realmente a imagem que é apresentada é uma especie de herpes, num estado bem avançado, é de lamentar é que espalhem este tipo de informaçoes falsas e ainda com fotos ilusorias! Beijinho e boa pesquisa =)*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.