Mente Sã em Corpo São | A minha dieta

abril 21, 2013

Bom dia a todos!
Este Domingo trago-vos um post sobre a dieta que eu ando a fazer. Fez na Sexta feira uma semana que a comecei mas ainda não tinha tempo de escrever este post.
Tal como disse no Facebook, comecei a fazer uma dieta inspirada na "Dieta dos 31 dias" da nutricionista Ágata Roquette. No entanto, criei o meu próprio regime alimentar, como gosto de lhe chamar. Optei por não seguir à risca a dieta da nutricionista porque não me agradaram alguns pontos, como não poder comer sopa e fruta. Para mim, não faz sentido. Por isso, criei o meu próprio regime e é isso que vou partilhar com vocês hoje. 
Primeiramente, quero referir que estou a fazer esta "dieta" porque quero muito emagrecer, não só pela vertente estética mas também por uma questão de saúde. Mas não é uma coisa que eu quero fazer agora e depois deixar. É um plano que pretendo manter, de forma a levar uma vida mais saudável. Cá em casa, raramente se fazem fritos e as refeições são sempre o mais saudáveis possível, com carne branca, peixe, verdes, etc, etc. Mas o meu pecado são os extras: as batatas fritas, os bolinhos, os doces... E o pior disto tudo é que gosto de petiscar à noite, a ver um filme ou uma série, quando não se devem ingerir hidratos de carbono a partir das 20h (o ideal é a partir das 18h). Noto que engordei bastante desde que apanhei este hábito e quero mudar!
Na dieta dos 31 dias, há uma lista de alimentos permitidos e outra de alimentos não permitidos e está dividida por 4 fases. Mas como eu disse, não ando a segui-la à risca e por isso criei as minhas próprias listas que serão para durar até eu entender, sem ser por fases. O processo pode ser mais lento mas eu prefiro assim. Quem quiser consultar as listas da "Dieta dos 31 Dias", pode fazer donwload do pdf resumido que eu fiz, AQUI. Retirei as informações do blog Receitas Saudáveis. Na barra lateral direita tem um separador só sobre este livro e tem lá as dicas e ainda algumas receitas do livro.
O QUE EU COMO?

Manteiga magra (substitui a com sal)
Leite Magro
Ovos
Muitos legumes e verduras
Fruta 
Só carne de aves
Queijo magro
Fiambre/Mortadela de aves
1x Pão de mistura (só ao peq. almoço)
Iogurtes magros
Gelatina com pouca percentagem de açúcares
Sopa com pouca batata
Azeite (para cozinhar ou temperar)
Especiarias em vez do sal (quando é possível)
Adoçante (o indispensável)
Café e Chás 

O QUE EU NÃO COMO?

Acompanhamentos (Arroz, Massa, Batatas)
Bolachas e Cereais (nem nada que tenha farinha)
Óleos e Margarinas
Açúcar
Refrigerantes
Molhos (Maioneses, Ketchup, Mostarda)
Leguminosas
Pão (excepto o do peq.almoço)
Bolos

Depois, tento fazer refeições a nível de cozidos, grelhados, guisados, etc. Basicamente, acabo por comer sempre o que a minha mãe cozinha (ela cozinha tudo em azeite e não adiciona nada que eu não possa comer), excepto os acompanhamentos que substituo por uma salada de alface e tomate ou legumes. Acreditem que ficam bem sem qualquer tipo de acompanhamento (arroz, batata, massa...). É claro que eu faço tudo isto aliado a exercício físico. Dia sim, dia não, faço jogging (45min-1hora) e nos dias não, faço exercícios em casa. Inspiro-me nos exercícios que já mostrei uma vez no blog AQUI, mas acabei por criar a minha própria sequência. Qualquer dia partilho com vocês. Não tenho a certeza, mas penso que na "Dieta dos 31 Dias" dá para emagrecer sem fazer exercício físico. Mas eu acho que é uma mais valia para a nossa saúde, nem que seja uma pequena caminhada todos os dias. 
Nesta semana, perdi apenas 1kg. Confesso que me custou um pouco habituar-me a deixar de comer certo tipo de coisas, tipo a minha manteiga com sal sniff sniff, que ainda andei a comer esta semana, mas pouquinha e só de manhã ao peq. almoço. Mas mesmo que não quisesse emagrecer, a manteiga com sal faz muito mal. Há anos que mudámos para a manteiga magra e aqui há tempos não sei o que me deu e comecei a comer manteiga com sal novamente. Agora parece que já não gosto da magra. Uma chatice! Mas esta semana vai tudo entrar nos eixos!

O DIA DA ASNEIRA

O dia da asneira foi uma das coisas que mantive igual à "Dieta dos 31 Dias", porque é o dia em que eu posso comer TUDO o que eu quiser! Yei! O meu dia da asneira foi ontem e foi um alívio poder comer algumas coisas pelas quais andei a suspirar a semana inteira. Mas atenção, não devem fazer deste dia o dia em que estragam o vosso regime todo e tudo o que conseguiram alcançar durante a semana. É o dia em que podemos comer, por ex., um bocadinho de arroz ou umas batatas fritas. Mas nada de exageros. Não vamos comer tudo o que queremos só porque podemos. Pelo menos, eu penso assim. E se este é um regime que eu quero manter ao longo do tempo, este dia até vai acabar por desaparecer. É só agora ao início para não me custar tanto.

QUANDO CHEGAR AO PESO QUE EU QUERO

Como eu disse, este é um regime alimentar que quero manter, mas quando chegar ao peso ideal para mim, vou mudar algumas coisas no meu regime. Por exemplo, começo a comer um pouco de arroz ou batatas (mudar para os integrais seria bom), já posso comer uma bolachinha de vez em quando ou uns cereais. Estas pequenas coisas que, na altura, se calhar já nem me fazem diferença. 

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Como puderam constatar na lista de alimentos que eu como, não há nada que contenha uma boa percentagem de açúcar, excepto a gelatina (baixa percentagem). No entanto, é importante vocês comerem uma colher de sobremesa de açúcar, por dia. Eu andei a semana toda sem comer açúcares e na Quinta feira tive uma crise glicémica. Isto é que não pode acontecer. E eu nem tinha pensado nisto. Por isso, não deixem de comer nem que seja um pouco de açúcar por dia.
Uma das coisas que não referi inicialmente é que eu tenho uma disfunção na tiróide (Hipotiroidismo) e foi isso que também me fez aumentar, substancialmente, de peso. Neste momento estou estável e medicada. Perdi logo 5kg quando comecei a tomar a medicação e foi um alívio. Só que neste momento o peso estagnou e eu continuo a ter excesso de peso e dificuldade para emagrecer. É algo que não é perceptível ao olhar mas tenho mesmo excesso de peso. Eu meço 1,67m e peso 79kg (agora 78kg), tenho um IMC de 28,3 (Excesso de Peso - Obesidade Ligeira). Eu calculei o meu IMC no site da Danone.
Para terminar, a minha diferença de peso é então de apenas 1 kg, mas por razões que já falei. Vou tentar fazer este contabilização todas as semanas para verem as diferenças. Muito importante: beber, pelo menos 1,5l de água por dia ou chá verde, que ajuda a emagrecer.

PESO INICIAL (12 de Abril): 79kg
PESO ACTUAL (19 de Abril): 78kg 


Kisses and Smiles

5 comentários

  1. Gostei muito deste post, eu tambem ando decidida a perder uns kilinhos, nao so por estetica mas para uma vida mais saudavel! Boa sorte nesta tua etapa =) Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Gostei muito deste post. Para pessoas que querem emagrecer está tudo muito bem explicado. Não é o meu caso eu gostava de engordar mas não consigo, :D

    ResponderEliminar
  3. Eu também ando a seguir dieta da nutricionista onde fui , mas sinceramente acho que a dieta dela é super exagerada , ela basicamente não me deixa comer nada -.-

    Alguns aspectos cumpri e outros não, e já perdi 3 kg , também ando para comprar o livro da dieta dos 31 dias e o regras de ouro :)

    ResponderEliminar
  4. Gostei muito, vou acompanhar para ver se consigo resultados!

    ResponderEliminar
  5. Obrigada por este post! Inspirou-me para começar também a minha própria dieta, já que também preciso. Obrigada :)

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.