Casa da Poesia (Lar de Idosos)

abril 23, 2013

Olá a todos!
Numa altura em que só se ouve falar de lares ilegais, lares onde não querem saber dos idosos, onde os tratam mal, eu resolvi escrever este post para dar-vos a conhecer o lar onde a minha avó está alojada, neste momento. É um tema que foge um pouco daquilo que costumo abordar no blog, mas sendo este um blog pessoal, serve também para partilhar este tipo de coisas. E este é um tema bastante peculiar.
O lar em questão situa-se em Cernache do Bonjardim e tem um nome bastante apelativo, "Casa da Poesia". Só aqui, é notável a preocupação que tiveram em não chamar a este sitio um "lar", escolheram um nome muito harmonioso e que não assusta , de imediato, os idosos. Devem saber que os idosos quando ouvem falar em lar ficam logo de pé atrás e não querem ir. E aqui o nome acho que é algo de grande importância.

Hall de entrada

Esta "Casa da Poesia" não tem só a vertente de lar, tem também um CCC (Centro de Cuidados Continuados) no mesmo edifício, embora separados por andares. Tem excelentes condições, parece um hotel ou um condomínio privado (para quem só vê de fora). As funcionárias que lá trabalham são excelentes para os idosos, tratam deles como se fossem família. A mensalidade é um pouco elevada e muita gente não pode pagar (felizmente, a minha avó recebe o valor da reforma do meu avô, que já faleceu, e dá para pagar todas as despesas), mas acho que vale a pena fazer um esforço e saber que os nossos familiares são bem tratados e alimentados, do que colocá-los num lar ilegal, a pagar valores exorbitantes a pensar que estamos a pagar pouco e os idosos ainda são mal tratados... Enfim! 
Na "Casa da Poesia", os idosos têm acesso a tudo: médico interno (que vai uma vez por semana, penso eu, e quando é necessário, enfermeiras, cabeleireira, animadora cultural, têm uma biblioteca com acesso a computadores, etc. Têm até casa de banho privada em cada quarto. Como vêem, melhor do que isto é impossível! E acreditem, é um descanso para nós saber que a minha avó está bem entregue. Nem sei como há pessoas que conseguem dormir descansadas com os familiares em lares daqueles que se ouve falar. E quando se lhes diz que os tratam mal, não acreditam. Não sei como conseguem dormir de forma tranquila! 


Aconselho vivamente a "Casa da Poesia" a quem está a pensar colocar um familiar num lar. Aqui encontram as melhores condições possíveis para poderem viver com tranquilidade, tanto os idosos como nós.

E vocês, têm algum familiar num lar? Alguma vez eles foram mal tratados?

Kisses and Smiles

3 comentários

  1. Acho bastante pertinente falares sobre este tema! Por acaso nao tenho nenhum familiar num lar, mas concerteza quereria o melhor dessa pessoa =) Beijinho*

    http://cronicasdasu.blogspot.com

    ResponderEliminar
  2. Adorei o tema, tenho visto reportagens e choca-me bastante!

    ResponderEliminar
  3. Adorei o posto, é um tema que me faz pensar bastante no nosso futuro ! gostei do texto no hall de entrada e é bastante acolhedor

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.