Base: como escolher?

maio 29, 2012

Olá a todos!

Uma leitora sugeriu que eu fizesse um post onde ensinasse a escolher a base perfeita para o nosso rosto e por isso venho dar-vos algumas dicas de como escolhê-la. Pessoalmente, não ponho muitas delas em práticas mas é também por isso que tenho imensas bases cá em casa e não as uso. É um problema!


Para começar, devem saber qual é o vosso tipo de pele: seca, oleosa, mista ou normal. Para descobrirem o vosso tipo de pele é muito simples. Observem o vosso rosto sem maquilhagem. Se a pele não tiver brilho e apresentar algumas linhas de expressão, é provável que seja uma pele seca. Se têm poros visíveis e uma grande concentração de oleosidade, principalmente junto ao nariz, possuem uma pele oleosa. Se tiverem pele mista, a oleosidade concentra-se na testa, nariz e queixo. Já as peles normais são aquelas que não têm borbulhas, não têm muitas imperfeições e quase não apresentam oleosidade. Claro que o ideal é consultarem um especialista que vos saiba dizer, com certeza, qual o vosso tipo de pele. Um maquilhador ou especialista em cosmética sabe perfeitamente dar-vos essa informação.


Depois de saberem qual é o vosso tipo de pele, é altura de escolher a base:

Base líquida - Este tipo de base, normalmente hidratante, é indicado para peles secas. Existem também bases líquidas com aspecto aveludado que podem ser usadas em peles oleosas;
Base em pó - É ideal para peles oleosas e mistas, o pó absorve a oleosidade da pele, deixando-a com o aspecto mais saudável;


Base em bastão - São as mais indicadas para peles normais e mistas;
Base em mousse - Este tipo de base é bastante versátil. Adapta-se facilmente a todos os tipos de pele. Secas, oleosas, mistas e normais. Podem usar e abusar da base em mousse; A da essence é a que uso agora!

Base mineral - Funcionam muito bem em peles oleosas, pois a sua fórmula é mais leve;
Base compacta - Segue o mesmo critério das bases em bastão (para peles normais e mistas).



Após saberem qual a base que se adequa ao vosso tipo de pele, devem decidir que tipo de cobertura desejam. Se têm manchas de acne, sardas ou outro tipo de pigmentações na pele que desejam esconder, o ideal é usarem uma base com cobertura mais densa, como as cremosas. Se quiserem apenas uniformizar a vossa pele, a cobertura da base pode ser mais natural e iluminada, como as bases líquidas e fluídas se apresentam.

E para terminar fica uma dica (útil), que sinceramente eu não ponho em prática, mas os especialistas aconselham. Experimentem sempre a base na bochecha. Uns falam no queixo, mas o ideal é na bochecha porque tem um tom intermédio entre a testa (onde apanhamos mais sol) e o pescoço.

À Joaninha, que foi quem sugeriu o post, espero que te tenha ajudado! Quanto ao resto dos leitores, espero que também sigam estas dicas, que vos ajude e se estão a pensar em adquirir uma base, que o façam com consciência. Façam o que eu digo, não façam o que eu faço!
Dúvidas e opiniões, aqui em baixo. Respostas serão dadas no próprio post!
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Códigos de Promoção
Cold Summer: 10% de desconto nos acessórios e 5% no resto dos artigos (código "CS_FF")
Trendy Dolls: 0,50€ de desconto em todas as peças (código "codFEELFASHION")
LC Makeup & Accessories: 5% de desconto em todos os artigos (código "FF5")

E não se esqueçam de continuar a partilhar o blog e a página do Facebook, pois quando chegarmos aos 1000 fãs no FB, haverá um MEGA passatempo

4 comentários

  1. Olá

    que optimo post =)

    gostei muito

    ResponderEliminar
  2. Excelente post !!
    A base mousse da Essence ... bem, não gosto nada.
    Assim como o blush mousse da marca , também não me dou nada bem com a base.

    ResponderEliminar
  3. O blush não experimentei mas comigo a base porta-se lindamente. Talvez seja a forma como estás a aplicar que não favorece. Eu costumo aplicar com uma esponja e fica perfeita!

    ResponderEliminar
  4. Adorei o post, por acaso nao sabia bem tambem!


    http://placequotehere.blogspot.pt/2012/05/just-walk-away.html

    ResponderEliminar

Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.