Fotodepilação...Sim ou Não?

setembro 15, 2011

Ainda existem algumas dúvidas no que toca à Fotodepilação. São cada vez mais as mulheres (e homens modernos) que desejam fazer este tipo de depilação definitiva mas que se sentem inseguros quanto aos seus benefícios. Este é só mais um post de esclarecimento sobre este assunto, é certo. Mas vou fazê-lo o mais completo possível. 

O que é a fotodepilação?

A fotodepilação é um método que garante a eliminação dos pêlos e a destruição do bolbo piloso, pela acção da Luz Pulsada ou ILP (Intense Pulsed Light). A melanina presente nos pêlos, tem a capacidade de receber e absorver grandes quantidades de energia sob a forma de luz e calor (fototermólise), fazendo com que o bolbo piloso seja eliminado.

A quem se destina?

A fotodepilação destina-se a homens e mulheres de qualquer idade.

Existe um tipo de laser mais adequando para cada tipo de pele?

Não. Os novos sistemas de Luz Pulsada Intensa, estão programados para qualquer tipo de pele e de localização.


Que zonas podem ser depiladas?

Todas as zonas onde os pêlos sejam incómodos podem ser depilados, à excepção das sobrancelhas.

O resultado é definitivo?

Este método assegura a depilação definitiva de até 95% dos pêlos. No entanto a depilação definitiva de uma determinada área é praticamente impossível. Há sempre uma penugem ou alguns pêlos muito finos que permanecem na zona depilada. Depois de terminado o tratamento de Fotodepilação, o recurso a 1 ou 2 sessões anuais (depende de pessoa para pessoa) de manutenção será suficiente para obter um resultado muito próximo da depilação definitiva.

A Fotodepilação é segura?

Sim, é segura e indolor. Sente-se um calor intenso e uma espécie de picada suportável, correspondentes à destruição da raiz do pêlo pela Luz Pulsada. Em algumas pessoas podem causar vermelhidão ou uma queimadura ligeira, o que é perfeitamente normal. Obviamente depende muito da sensibilidade de cada indivíduo. No entanto existem algumas contra-indicações:


  • A exposição prolongada ao sol, antes, durante e após os os tratamentos;


  • A administração de fármacos foto-sensibilizantes;


  • Depilação em casa;


  • A toma de anti-coagulantes;


  • Gravidez e menopausa;


  • A diabetes.



  • É sempre aconselhável consultar o vosso dermatologista antes, durante e após a fotodepilação, para que ele possa, previamente, avaliar se estão aptas a fazer a fotodepilação e, posteriormente, para não haver complicações.

    Em que parte do corpo pode ser mais dolorosa?

    Como disse, a fotodepilação é praticamente indolor mas, depende muito da sensibilidade da pessoa. Provavelmente, a área onde este tipo de depilação é mais dolorosa é a zona peri-vulvar.



    Quanto tempo dura cada sessão?

    Depende da zona a tratar. Pode ir dos 10 minutos (no buço) a 2 horas (nas pernas interiras).

    Quanto tempo passa entre cada sessão?

    Depende da área a tratar. Pode variar entre 1/2 semanas (buço) e 3/4 semanas (pernas).

    Como cuidar da pele após as sessões de fotodepilação? 

    Depois de cada sessão, devem refrigerar de imediato a zona depilada com compressas frias, por exemplo. Devem também aplicar um creme calmante e, posteriormente, um hidratante.

    A fotodepilação é cara?

    Sim, na minha opinião é bastante cara, mas se compararmos a outros métodos de depilação, a fotodepilação torna-se a mais viável e vantajosa, também economicamente.

    Onde fazer?

    Podem mais fácil e economicamente fazer a fotodepilação nos Centros do Não+Pêlo. Têm preços bastante mais acessíveis, têm médicos assistentes e estão espalhados um pouco por todo o país. Aqui na zona onde resido, os centros mais próximos estão localizados no Fórum de Coimbra e no Dolce Vita. Para mais informações afins e de locais visitem o site Não+Pêlo

    Opinião pessoal

    A minha opinião pessoal baseia-se na experiência. Eu fiz fotodepilação nas virilhas durante algum tempo. Não continuei por falta de meios. Era realmente cara onde eu fazia. Mas funciona. Ao fim do primeiro mês, poucos pêlos cresciam e era apenas uma penugem. 
    Duas dicas:
    - Normalmente, eles mandam rapar a área a fazer o tratamento antes, mas devem sempre ir com os pêlos de um tamanho razoável na primeira vez, para que eles possam avaliar o tipo de pêlo primeiro. No entanto, não deixem que eles vos rapem, pelo menos a área genital. A mim fizeram-me a seco e depois fiquei com a pele bastante irritada. É preferível fazerem vocês em casa.
    - Em relação ao calmante, podem facilmente usar o Halibut, em vez de gastarem tanto dinheiro num calmante. Funciona na mesma. E no fim, claro, um hidratante. 

    Espero que tenham gostado. Alguma dúvida, não hesitem em questionar!
    - Mena

    0 comentários

    Obrigada pelo teu comentário! Quaisquer respostas serão dadas no próprio post.